Resenha: O Canto da Sereia – Nelson Motta (sem spoiler)

Oi Meninas!!!

O Canto da Sereia (2)
Gostei tanto de fazer resenha de livros que estou aqui mais uma terça feira pra poder falar sobre mais um livro que eu li pra vocês. Mais uma vez NADA de spoiler, pois eu acho muito chato ficar sabendo antes das coisas, mas acho que na primeira resenha ficou tudo bem explicadinho sem contar nada, né? Outra coisa, vou tentar escrever sobre um livro toda terça feira (vejam BEM TENTAR), já que estou emperrada em 3 livros.
Vamos pra resenha então.
Primeiro vou falar da capa, que mais uma vez é em pop art (estilo que amo) e tem um efeito de newsprint, como era a impressão de jornais antigamente, com pontos que se juntavam e formavam a imagem, tanto em preto e branco quanto no colorido (Não Sou Patricinha também é cultura minha gente!). Outro diferencial do livro na aparência, são as primeiras páginas de cada capítulo serem pretas com as letras em branco, que também adorei. Ele é pequeno, perto de outros livros (260 páginas).
O Canto da Sereia (4)
Comprei esse livro logo depois da série (a série acabou na sexta e comprei no sábado, então consegui ver muitas diferenças). Então quem assistiu a série e queria ler o livro, podem ficar tranquilos, um é bem diferente do outro, apesar do enredo ser o mesmo. Enfim, o livro é tão bom quanto a série.
Uma das diferenças do livro é o assassino, que em nenhum momento apareceu na série, outra diferença é que as características dos personagens são diferentes como: Sereia loira, Mãe Marina negra e Tuta Tavares gay (o que em nenhum momento da série foi mostrado).
O livro é muito bom, apesar de Nelson Motta colocar as coisas muito explícitas (às vezes fico até com vergonha de ler algumas partes), fala muito sobre sexo (então pequenininhas que acompanham o blog não leiam), eu achei muito pesado e essas narrações poderiam ser cortadas sem perder o rumo da história. Mas de resto a história te prende, pois a cada momento você fica na dúvida se o final ia ser o mesmo da série.
O Canto da Sereia (1)
Sinopse:
Sereia, uma cantora baiana de grande sucesso é assassinada em cima do trio elétrico em pleno carnaval de Salvador. Seu segurança, que também é detetive particular, tenta desvendar o mistério de sua morte em paralelo com a delegada Pimenta. Sereia era (com todo o perdão da palavra) “porra-louca” que queria curtir a vida e tinha como ex-namorado um ex-presidiário, o Paulinho de Jesus que passa a ser um dos primeiros suspeitos.
Todos os personagens passam a ser suspeitos, tudo sendo descoberto num último momento com a leitura do diário da Sereia, no qual é descrito o porque de seu assassinato.

Sinopse do Livro:
Fã de carteirinha dos livros de suspense e exímio conhecedor dos bastidores do show-biz, Nelson Motta escreve seu primeiro romance, aliando bom humor com mistério e revelando tudo o que envolve a criação e a morte de um mito.

Nunca se viu nada parecido na Bahia. O assassinato da musa do carnaval, em plena terça-feira gorda, eletrizou Salvador – quem teria motivos para matar a linda Sereia, que aos 22 anos se tornara uma estrela exuberante do pop nacional? A princípio ninguém, mas a lei do suspense clássico também vigora nesta trama de belos e misteriosos cenários baianos. Incluindo o mordomo, são todos suspeitos: os produtores artísticos, a fiel empresária, o compositor dos hits de Sereia e a mãe de santo mais poderosa da Bahia.

Em O canto da Sereia – um noir baiano, Nelsinho desvenda a indústria do disco sob um ponto de vista divertido e original: o olhar de Augustão, o nosso investigador particular, o detetive que não vive sem sexo, drogas e afro-jazz. Os personagens ficctícios transitam com desenvoltura pela capital baiana e se misturam a personalidades como Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Gilberto Gil, Caetano, entre outros ilustres que animam a folia baiana.

Objetiva

Já leram? Gostaram?

Beijos

2 pensamentos sobre “Resenha: O Canto da Sereia – Nelson Motta (sem spoiler)

  1. Oi Anna!

    Sempre acompanho o blog mas nunca comentei. Só que agora me senti no direito de fazer, pra te dar um incentivo…rs

    Estão ótimas as suas resenhas! AMO livros e sempre busco a opinião de outras pessoas sobre títulos interessantes. Já até comprei Julieta por causa do seu post.

    Espero que continue fazendo isso, pois além de tudo é um diferencial enorme (comparando com outros blogs)

    Beijo!

    • Caroline!
      MUITO OBRIGADA pelo comentário, vou tentar manter esse ritmo e tentar ler os livros também, porque não são todos os livros que me prendem (o livro tem que me prender senão acabo deixando de lado!). Podendo mandar dicas de livros eu agradeceria! rs
      Me emocionei com o seu comentário, senti que estou conseguindo fazer o meu papel. Tenho tentado fazer coisas novas no blog, uma delas são as resenhas dos livros, porque me sentia meio impotente de não ter com quem falar rs.
      Vou te dar uma dica de Youtube BOM que fala sobre livros (e que me deixa louca pela QUANTIDADE de livros que ela consegue ler rs) http://www.youtube.com/user/CamilaMedina92
      Tento me inspirar nela pra fazer esses posts pra vocês!
      Uma coisa, já começou a ler o Julieta? Quando ler me conta o que achou!
      Mais uma vez, obrigada por comentar, isso é um incentivo e tanto e me desculpa por esse testamento, mas fiquei muito feliz mesmo!
      Beijo Grande!

Deixe um comentário

